top of page
  • Foto do escritorAna Carvalho

10 Passos para uma gestação saudável e parto tranquilo

Você sabe o que fazer para ter uma gestação saudável com o mínimo de desconfortos?


Na gravidez além das demandas do dia a dia, que não diminuem, surgem novas necessidades, preocupações, palpites, listas de “pode não pode”, e tantas coisas que fica fácil se perder e não saber o que priorizar.


Para te ajudar fiz um check list com os 10 pontos fundamentais para ter uma gestação saudável, com o mínimo de desconfortos e um parto tranquilo:




Preparação para Gestação. Quanto mais saudável estiver o casal no momento da concepção, melhor será a saúde do bebê, isto porque a saúde do feto no primeiro trimestre da gestação depende principalmente das condições de saúde do espermatozoide e do óvulo, e do estado nutricional da mãe antes da gravidez. Assim, antes de engravidar é importante que o casal adeque seu peso, trate doenças crônicas e deficiências nutricionais e realize a suplementação de alguns nutrientes.



Alimentação equilibrada e colorida. Coma comida de verdade, feita em casa, arroz, feijão, frutas, verduras, castanhas... Quanto mais natural e colorida a alimentação, maior a possibilidade de você consumir os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do seu bebê e para sua saúde e bem-estar.



Proteção contra xenobióticos. Os xenobióticos são um grupo de substâncias químicas que conseguem atravessar a barreira placentária e podem prejudicar a saúde do bebê. Para se proteger destas substâncias, fique o mais longe possível de produtos contaminados com metais pesados, como algumas maquiagens e produtos de beleza; agrotóxicos; cigarro; bebidas alcoólicas e medicamentos sem prescrição. Evite também usar recipiente plásticos para acondicionar alimentos.



Suplementação individualizada. Se possível use suplementos manipulados pensados especificamente para você. As vitaminas compradas na farmácia muitas vezes não atendem as necessidades individuais. Procure uma nutricionista.



Pré-natal multiprofissional. Nenhum profissional, nem mesmo a médica obstetra, consegue atender integralmente a complexidade da gestação. Por isto, se você puder, tenha a sua nutricionista gestacional, enfermeira obstetra, parteira, doula, professora de yoga, fisioterapeuta perineal, etc.




Controle de estresses e equilíbrio emocional. A gestação é uma montanha russa de emoções, e as demandas da vida não param. Mas, é importante que você encontre espaço para relaxar e se conectar com a sua gravidez. Isso porque o excesso de cortisol, hormônio do estresse, contribui negativamente com o controle da glicemia e pressão arterial, além de estar relacionado ao trabalho de parto prematuro.



Atividade Física vai te ajudar a dormir melhor e se sentir mais disposta. Ela também ajuda no controle da glicemia, da diabetes gestacional e do ganho de peso na gestação.



Informação. Pesquise, leia livros e assista filmes sobre gestação, parto, amamentação. Anote suas dúvidas e leve para os profissionais que acompanham o seu pré-natal. Quanto mais você souber sobre estes temas, mais autônoma serão suas decisões.



Rede de apoio. Vai te ajudar a se sentir mais segura e a sustentar suas escolhas em relação a gestação e parto. Então, se for possível, compartilhe este momento com pessoas que você confia. Também pode ser interessante frequentar grupos de gestantes e mães, nestes grupos existe bastante troca de experiência e apoio.



Planejamento do parto. Você já pensou como quer que seu parto aconteça? Sabe se seu obstetra realiza o tipo de parto que você deseja? Discutir esse assunto previamente com a equipe que te acompanha vai te deixar mais segura e tranquila quando a hora chegar. Se você ainda não pensou nisto, sugiro que assista o filme “O renascimento do parto” e chame sua equipe para conversar.


Pronto, agora que você já sabe os cuidados fundamentais para uma gestação saudável e um parto tranquilo.


Me conta como está o seu checklist


Com Amor


Ana Carvalho

Nutricionista


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Ana Carvalho

Sou nutricionista, dedicada a saúde da mulher em todas as fases da vida.​

Antes de ser nutricionista, como muitas mulheres, eu vivia em guerra com o meu corpo, fiz diversas dietas restritivas, e tive dificuldade em lidar com o ganho de peso na gestação.

Essas experiências me tornaram uma nutricionista diferente. ​Eu  acredito que alimentação é muito mais que consumo de nutrientes, alimentação também é prazer, afeto, manifestação cultural...

nutricionista-para-emagrecimento-feminino-gestante-saúde-da-mulher-são-bernardo-do-campo-o

Especialidades

Introdução Alimentar
Saúde da Mulher
bottom of page