top of page
  • Foto do escritorAna Carvalho

A verdade que ninguém te contou sobre petit suisse



Quem tem mais de 30 anos de idade provavelmente cresceu ouvindo a frase “ xxxx vale por um bifinho” Esta frase foi tão repetida nas propagandas nas décadas de 80 e 90 que até hoje muitos pais, avós e cuidadores acreditam que este potinho tem um alimento indicado para criança.




A verdade é que este petit suisse é cheio de açúcar e contém corantes, espessantes, aromatizantes e vários outros ingredientes não saudáveis de uso industrial (veja o rótulo na figura abaixo). Por isto, não é um alimento recomendado para crianças, pois, o seu consumo regular aumenta o risco de obesidade, diabetes, cáries dentárias e outras doenças crônicas.



Para bebês menores de um ano de idade, existe também um risco aumentado do desenvolvimento de:


-->alergias alimentares por conta da exposição precoce ao leite de vaca, corantes e outros aditivos industriais;


--->deficiências nutricionais, pois, ao comer este produto o bebê perde a oportunidade de consumir leite materno e/ou alimentos nutritivos. Além disto, o petit suisse, ofertado próximo ao horário das refeições, pode prejudicar a absorção do ferro alimentar aumentando o risco de anemia.


--->alteração no paladar e dificuldade alimentar: por ser rico em açúcar e componentes que realçam o sabor, o petit suisse podem aumentar a predileção do bebê pelo paladar doce e prejudicar sua aceitação de verduras, legumes e outros alimentos saudáveis que não tem o sabor acentuado.



Por isto, não ofereça este produto para o seu bebê.


Já ofereceu? Não se culpe, tente ir reduzindo a oferta gradativamente, você também pode substituí-lo por iogurte natural batido com morango ou frutas vermelhas, se seu bebê tiver mais de uma ano de idade, ou por uma versão caseira sem leite (logo mais vou postar uma receita).


Com amor


Ana Carvalho

Nutricionista Materno Infantil

CRN: 711/20

2 visualizações0 comentário

Comments


Ana Carvalho

Sou nutricionista, dedicada a saúde da mulher em todas as fases da vida.​

Antes de ser nutricionista, como muitas mulheres, eu vivia em guerra com o meu corpo, fiz diversas dietas restritivas, e tive dificuldade em lidar com o ganho de peso na gestação.

Essas experiências me tornaram uma nutricionista diferente. ​Eu  acredito que alimentação é muito mais que consumo de nutrientes, alimentação também é prazer, afeto, manifestação cultural...

nutricionista-para-emagrecimento-feminino-gestante-saúde-da-mulher-são-bernardo-do-campo-o

Especialidades

Introdução Alimentar
Saúde da Mulher
bottom of page