top of page
Foto do escritorAna Carvalho

Engravidei acima do peso, e agora?


Se você engravidou com sobrepeso/obesidade, provavelmente foi informada pel@ obstetra que você tem um risco amentado de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, parto prematuro e/ou cirúrgico e, consequente, de desfecho gestacional negativo.



Mas, o que provavelmente ele (a) não te disse é que a sua alimentação e estilo de vida na gestação podem diminuir esses riscos e contribuir positivamente com a sua saúde e com a saúde do seu bebê.



Vou te contar as 6 melhores dicas, que uso no consultório, para te ajudar a ter uma gestação saudável independente do seu peso:


1 – Prefira consumir cereais integrais aos refinados. Os cereais integrais são ricos em fibras que aumentam a saciedade, melhoram o funcionamento intestinal e ajudam no controle da glicemia.


2- Consuma leite e derivados. Estes alimentos são fonte de cálcio, nutriente que contribui para a diminuição do risco de hipertensão gestacional e pré-eclâmpsia. As veganas podem obter esse nutriente de fontes vegetais como gergelim e vegetais verdes escuros, e com a suplementação, se for necessário.


3- Consuma mais verduras, legumes e frutas. Esses alimentos são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais fundamentais para uma gestação saudável.


4 – Use uma suplementação individualizada. Além de ômega 3, vitamina D e antioxidantes, é importante que você trate possíveis deficiências nutricionais o quanto antes, e consuma suplemento de todos os micronutrientes que você não conseguir obter em quantidade satisfatória pela alimentação. Não adianta comprar um polivitamínico da farmácia, você vai precisar de uma nutricionista gestacional para isso.


5 – Tenha um ganho de peso saudável. O ganho de peso saudável na gestação, ajuda a minimizar o risco de complicações pré-natais, esse é uma consequência alimentação, suplementação e estilo de vida da gestante.



6- Pratique atividade física. A atividade física vai te ajudar a controlar a glicemia, aumentar a sua disposição, minimizar edema nas pernas, melhorar a sua flexibilidade e prevenir dores lombares, além de contribuir para um ganho de peso mais saudável.


Viu quanta coisa você pode fazer para ter uma gestação mais saudável independente do seu peso pré-gestacional.


Se possível, tenha a sua nutricionista gestacional, um acompanhamento especializado vai te ajudar a ter uma gestação mais saudável e tranquila, respeitando seus gostos e ritmo de vida.


Você tem alguma dúvida em relação a sua alimentação na gestação?

Me conta, vai ser um prazer ajudar neste momento tão especial.


Com amor


Ana Carvalho

Nutricionista Feminina e Gestacional

32 visualizações0 comentário

Comments


Ana Carvalho

Sou nutricionista, dedicada a saúde da mulher em todas as fases da vida.​

Antes de ser nutricionista, como muitas mulheres, eu vivia em guerra com o meu corpo, fiz diversas dietas restritivas, e tive dificuldade em lidar com o ganho de peso na gestação.

Essas experiências me tornaram uma nutricionista diferente. ​Eu  acredito que alimentação é muito mais que consumo de nutrientes, alimentação também é prazer, afeto, manifestação cultural...

nutricionista-para-emagrecimento-feminino-gestante-saúde-da-mulher-são-bernardo-do-campo-o

Especialidades

Introdução Alimentar
Saúde da Mulher
bottom of page