Maternidade, Home Office e Produtividade
Atualizado: 20 de abr. de 2021
Em reclusão com meu filho de 4 anos, tentando conciliar a vida profissional com maternidade e todas as demandas novas que surgiram com a impossibilidade de sair, brincar, visitar as pessoas que amamos..., me peguei lendo dicas de como manter a produtividade trabalhando em home office ou como usar este momento para colocar leituras em dia...
Sim, seria bacana poder ler 2 livros por semana, 10 artigos por dia, aprender um idioma novo... A questão é que estas dicas não incluem as mães. Como ser mais produtiva com filhos pedindo lanche, atenção ou mesmo observando com tristeza o parquinho pela janela do apto?
Para nós mães é mais difícil, mas, mesmo amando o trabalho, neste momento temos outras prioridades.... Então, se eu pudesse te dar algumas dicas de “produtividade na quarentena” eu te diria:
> Lembre-se do que verdadeiramente importa para você, é provável que sua produtividade diminua, mas, também é possível que os laços familiares aumentem e que boas lembranças, brincadeiras e histórias sejam construídas neste momento.
> Fale com outras mães, ou fale com alguém. Desabafe, reclame, respire... medite... acalme-se... e volte, as coisas estarão mais leves depois disto.
> Tenha uma rotina, não aquela rotina certinha do milagre da manhã e vida produtiva. Tenha uma rotina real, um ritmo na casa. Crianças, principalmente as pequenas, ficam mais tranquilas quando sabem o que vai acontecer.
> Cuide da alimentação. É provável que todos sintam mais vontade de comer doces e snacks, estamos em uma fase difícil, comer é uma forma e encontrar prazer e não tem nada de errado nisto. Mas, se vocês puderem comer com atenção plena, em um ambiente agradável vai ser muito mais prazeroso e a necessidade de guloseimas diminuirá.
> Divida as tarefas e inclua as crianças nas atividades de preparo da alimentação e organização da casa, assim, o trabalho ficará mais leve para todos e as crianças terão oportunidade de aprendizado.
> Por fim, não se compare com outras mães ou profissionais, faça o seu melhor, o que for possível. E ao deitar lembre-se: Você foi a melhor mãe que podia ser hoje. E amanhã é um novo dia.
Com amor
Ana Carvalho
Nutricionista Materno Infantil
CRN3: 711/20
Comments