Por que grávida não pode tomar café?
O café é uma das bebidas mais populares no Brasil, por conter a cafeína, um potente estimulante, se tornou companheiro matinal para a maioria das pessoas que precisam acordar cedo, e tem gente que sente até dor de cabeça se não tomar um cafezinho de manhã.
O problema é que o consumo excessivo de cafeína na gestação está associado a maior risco de:
Aborto espontâneo,
Trabalho de parto prematuro,
Restrição de crescimento fetal no útero,
Baixo peso ao nascer,
Desenvolvimento de distúrbios neurológico no bebê,
Maior risco para desenvolvimento de leucemia no bebê, dentre outras complicações.
Logicamente que os problemas mais graves estão associados ao consumo excessivo de cafeína, entretanto, estudo publicado em 2020 constatou que não é possível determinar de uma dose segura para o consumo do cafezinho na gestação, isso, porque algumas mulheres, por terem mais dificuldade para metabolizar a cafeína, podem sofrer seus efeitos negativos mesmo com pequenas doses.
Assim, se você está gestante, o ideal é que não consuma café ou que substitua pelo café descafeinado. Vale lembrar que a cafeína também está presente no chá mate, chá verde, chá preto e bebidas à base de cola, e estes também devem ser evitados.
Se você está gestante e não consegue ficar sem tomar café, é importante conversar com a sua nutricionista para pensar em alternativas e/ou estabelecer uma ingestão mais segura e equilibrada na sua alimentação.
Você sabia do perigo do cafezinho na gestação? Compartilhe esse post com suas amigas gestantes.
Com amor
Ana Carvalho
Nutricionista
Kommentare